top of page

Plano Diretor Aeroportuário

O Plano Diretor Aeroportuário é um documento de planejamento que estabelece os critérios técnicos para a implantação, adequação e expansão da infraestrutura aeroportuária, de acordo com a regulamentação da Autoridade de Aviação Civil.

Embora seja aprovado pela Autoridade de Aviação Civil, o Plano Diretor Aeroportuário contempla o atendimento a requisitos de meio ambiente, planejamento urbano, tráfego aéreo, e outros.

Os possíveis impactos positivos resultantes de um Plano Diretor Aeroportuário são: Conformidade com requisitos legais, planejamento macro do desenvolvimento econômico, definição de critérios de qualidade dos serviços, identificação de áreas para desenvolvimento social, promoção de avanços tecnológicos, consolidação de requisitos operacionais de transporte aéreo, e outros.

Situações que requerem Plano Diretor Aeroportuário:

Os aeródromos que operam voos de empresas aéreas que prestam serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou de carga ou aqueles aeródromos ou helipontos que pretendam estudar as adequações necessárias para operação desses voos no futuro.

Elaboração do Plano Diretor Aeroportuário

A entidade responsável pela operação do aeródromo perante a Autoridade de Aviação Civil é responsável pela elaboração do Plano Diretor.

Como o PDIR é um documento de planejamento, é recomendável que todo aeródromo ou heliponto elabore um Plano Diretor Aeroportuário para fundamentar as suas diretrizes de implantação e de expansão.

Como podemos ajudar:

  • Elaboração do Plano Diretor Aeroportuário;

  • Auxílio na elaboração do Plano Diretor Aeroportuário;

  • Curso em elaboração de Plano Diretor Aeroportuário; e

  • Revisão do Plano Diretor Aeroportuário existente.

Para mais informações:

Obrigado pela mensagem!

© Safety & Security 

    bottom of page